O que é o CAIBALION?

O Caibalion (Kybalion) é um livro esotérico e ocultista sobre os Princípios Herméticos, foi publicado pela primeira vez em 1908 em inglês. O livro foi escrito por três indivíduos auto-intitulados Os Três Iniciados, e segundo eles contêm a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegistus tal como ensinado nas escolas herméticas do Antigo Egito e da Grécia.
O título Caibalion se refere a uma palavra hebraica que significa “Tradição ou preceito manifestado por um ente de cima” e compartilha a mesma raiz da palavra Qabala. Muitas das ideias apresentadas neste livro anteciparam conceitos relativamente modernos da Lei da Atração e do Movimento do Novo Pensamento.

Logo abaixo, deixo a esclarecedora palestra que menciona de forma simples e direta sobre o livro, sobre Hermes e sobre:

OS SETE PRINCÍPIOS HERMÉTICOS
“Os Princípios da Verdade são Sete; aquele que os conhece perfeitamente, possui a Chave Mágica com a qual todas as Portas do Templo podem ser abertas completamente.” – O CAIBALION
Os Sete Princípios em que se baseia toda a Filosofia hermética são os seguintes:
I. O Princípio de Mentalismo.
II. O Princípio de Correspondência.
III. O Princípio de Vibração.
IV. O Princípio de Polaridade.
V. O Princípio de Ritmo.
VI. O Princípio de Causa e Efeito.
VII . O Princípio de Gênero.
Estes Sete Princípios são explicados e explanados, magistralmente nessa palestra feita pela Nova-Acrópole.
Enjoy!

O cientista da alma e sua ciência.

Cientista da Alma = mago

Um magista(mago) é como um cientista e ao mesmo tempo um astronauta, um cientista da Alma, lançando mão de certas ferramentas para atingir o conhecimento necessário à seu intento. Ele estuda exaustivamente o funcionamento do Universo “visível” e “invisível”, interiorizando todas as leis e regras que os regem.

No entanto, algumas leis podem ser simplificadas e entendidas em seu conceito mais básico. O principal desses conceitos básicos é: “Tudo é Mental!”

 Todo o Universo responde à mente do observador. Assim como os físicos quânticos estão verificando atualmente, os Magos há muito já sabem que a realidade se comporta de acordo com a percepção de quem a vê, e não o contrário, como se costuma imaginar. Na prática é como dizer que, se você acorda pela manhã e tem um banheiro perto para você ir escovar os dentes é porque você “espera” ou “escolhe” que este banheiro esteja lá. Se você “esperava” o banheiro e ele não apareceu, talvez você queira fazer um check-up da sua percepção de realidade. Pode ser que o whisky da noite passada o tenha alterado. 😉

Ser um mago é, antes de tudo, assumir-se capaz de alterar a realidade. É ver-se Continuar lendo O cientista da alma e sua ciência.

O adversário e o vencedor.

Fonte: CEMEC – Centro de Estudo e Meditação Cabalista

Aquele que tem muitos nomes. O senhor da mentira. Enganador. Legião. Estes, entre vários outros nomes, estão associados a uma figura em particular: Satanás, a figura que congrega tudo que é vil na existência da humanidade. Como um ser que existe para gerar maldade, ele cria discórdias, separa pessoas e tentou Jesus Cristo no deserto, lhe oferecendo o mundo. Sendo uma figura de tanta importância, e tendo suas origens na Torah, seria óbvio que a Cabala teria uma forma de enxergar esta tão importante entidade.

A palavra “Satã”, ou “Satanás”, se origina do hebraico “Shaitan”, que significa “adversário”, ou também “opositor”. Na gematria hebraica, que é o estudo das palavras através de valores numéricos atribuídos a suas letras e palavras, a palavra “Shaitan” tem valor 249. Na gematria, quando temos palavras diferentes, porém, com o mesmo valor numérico, estas palavras significam a mesma coisa. A este valor, podemos atribuir também Continuar lendo O adversário e o vencedor.

O Poder do Mito

 

”Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivos…” – Joseph Campbell

Na verdade, espiritualidade requer que você vá para seu interior e aceite o que encontrar, independente do que seja. Nem tudo o que encontrará será bom ou belo. Mas, enfrentar a si mesmo é um estágio importante para encarar a verdade. E lendo os livros e estudos do renomado professor, escritor e especialista em mitologia e religião comparada, Joseph Campbell, sobre a religiosidade e suas várias facetas, entendemos a “espiral” que pode ser “a verdade”.

Tanto nos meus estudos como escritor (O observador que vos fala), lendo a “Jornada do Herói” para entender o processo criativo que arrebata pessoas no mundo inteiro nos livros de ficção e fantasia, aos estudos que faço como ocultista que me levam a incríveis reflexões nos livros “O poder do Mito” e “As máscaras de Deus” (e seus volumes) me rendo a genialidade desse homem.

Para entender melhor, caro amigo e leitor, convido-o a ver as últimas entrevistas deste que foi um dos gênios do século XX, pouco antes de falecer em 1987. Seja bem vindo ao mundo incrível e “re-descoberto” por de Joseph Campbell. Cuidado pois tudo que acreditava ser as bases de suas crenças podem “ruir”.

O legado de Campbell para a humanidade é inestimável e os que assistirem as entrevistas e refletirem em suas declarações irão compreender em seus corações e mentes.

Mas digo pra melhor muito MELHOR!

Os livros escritos por Campbell e detalhes vocês consegue aqui.

Bom filme! 😉

O Poder Do Mito, por Joseph Campbell

Entrevista com Joseph Campbell (1904-1987), mitólogo norte-americano, feita pelo jornalista Bill Moyer.

Os estudos independentes de Campbell levaram-no a uma análise profunda das ideias do psicólogo Carl Jung e de Sigmund Freud. Altamente influenciado pela psicnálise jungeriana, Campbell escreveu ,em 1949, o livro The Hero with a Thousand Faces (“O Herói de Mil Faces”) . A entrevista é dividida em 6 temas:

1º A Mensagem do Mito — Campbell compara a história da criação de Gênesis com as histórias de criação no mundo de outras culturas

.

2º: A Saga do Herói — Muito antes dos cavaleiros medievais se encarregarem de matar dragões, os contos de aventuras heróicas já faziam parte de todas as culturas mundiais. Campbell nos desafia a ver a presença de uma jornada heróica em nossas vidas. Continuar lendo O Poder do Mito

O Grande Arcano

Descobrir a Alquimia, o Tantra, e a Kabbalah oculta nos mistérios de Adão e Eva. A expulsão do paraíso. Histórias e arquétipos que moveram milhões de pessoas, mas quem compreendeu seu sentido realmente? A doutrina esotérica busca revelar o segredo protegido durante séculos, revelando o caminho de retorno ao Éden para homens e mulheres e trazendo ensinos secretos de Jesus e Moisés sobre as curas para doenças da alma. Segredos da Kabbalah, a dualidade da serpente: Kundalini e Kundabuffer.

A Bíblia é o livro que mais sofreu modificação no decorrer dos anos, até pelas traduções, imagina pela influência religiosa. Dos treze aos trinta e três anos Jesus sumiu nas escrituras bíblicas. Há rumores que nesse período ele falou sobre reencarnação, vida após a morte, contatos entre pessoas encarnadas e desencarnadas, vidas fora da terra e muitos outros mistérios que até hoje se falam. Há, também, rumores que no século II d.C. um rei romano católico ortodoxo fervoroso ordenou pôr fim aos pergaminhos originais por se tratar de teorias que o rei da época achava absurdas.

Com tais premissas surge o documentário, “O Portão Secreto para o Éden”.

Este documentário, ilustrado com uma impressionante galeria de imagens que compõem estratos elevados da arte universal, presenteia o auditório com a síntese dos conhecimento de Jesus, Buda, Moisés, e de tantos outros místicos e sábios.

Trata-se de um Continuar lendo O Grande Arcano