O Poder do Mito

 

”Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivos…” – Joseph Campbell

Na verdade, espiritualidade requer que você vá para seu interior e aceite o que encontrar, independente do que seja. Nem tudo o que encontrará será bom ou belo. Mas, enfrentar a si mesmo é um estágio importante para encarar a verdade. E lendo os livros e estudos do renomado professor, escritor e especialista em mitologia e religião comparada, Joseph Campbell, sobre a religiosidade e suas várias facetas, entendemos a “espiral” que pode ser “a verdade”.

Tanto nos meus estudos como escritor (O observador que vos fala), lendo a “Jornada do Herói” para entender o processo criativo que arrebata pessoas no mundo inteiro nos livros de ficção e fantasia, aos estudos que faço como ocultista que me levam a incríveis reflexões nos livros “O poder do Mito” e “As máscaras de Deus” (e seus volumes) me rendo a genialidade desse homem.

Para entender melhor, caro amigo e leitor, convido-o a ver as últimas entrevistas deste que foi um dos gênios do século XX, pouco antes de falecer em 1987. Seja bem vindo ao mundo incrível e “re-descoberto” por de Joseph Campbell. Cuidado pois tudo que acreditava ser as bases de suas crenças podem “ruir”.

O legado de Campbell para a humanidade é inestimável e os que assistirem as entrevistas e refletirem em suas declarações irão compreender em seus corações e mentes.

Mas digo pra melhor muito MELHOR!

Os livros escritos por Campbell e detalhes vocês consegue aqui.

Bom filme! 😉

O Poder Do Mito, por Joseph Campbell

Entrevista com Joseph Campbell (1904-1987), mitólogo norte-americano, feita pelo jornalista Bill Moyer.

Os estudos independentes de Campbell levaram-no a uma análise profunda das ideias do psicólogo Carl Jung e de Sigmund Freud. Altamente influenciado pela psicnálise jungeriana, Campbell escreveu ,em 1949, o livro The Hero with a Thousand Faces (“O Herói de Mil Faces”) . A entrevista é dividida em 6 temas:

1º A Mensagem do Mito — Campbell compara a história da criação de Gênesis com as histórias de criação no mundo de outras culturas

.

2º: A Saga do Herói — Muito antes dos cavaleiros medievais se encarregarem de matar dragões, os contos de aventuras heróicas já faziam parte de todas as culturas mundiais. Campbell nos desafia a ver a presença de uma jornada heróica em nossas vidas. Continuar lendo O Poder do Mito

O SURGIMENTO DA VERDADE NA MÍDIA

Tanto uma bênção e uma maldição pode ser a era da informação.Não há quase nenhuma maneira de viver em nosso mundo moderno, sem cair na corrente das idéias de alguém, querendo ou não. Bom, mau, mau, bom …

Um mar de ondas para surfar lá fora, alguns pegam mais do que outros.

‘Notícias’ são transmitidas em quase toda parte em algum formato, repetindo as informações tornando-se uma característica fundamental do homo sapiens moderno . Você está lendo um exemplo disso agora. Alguém está sempre conversando, fofocando, preocupando-se, especulando, teorizando, analisando e considerando os acontecimentos que nos unem. Isso é o que a notícia realmente é, uma conversa que temos como um grupo sobre o que experimentamos como um grupo, um múltiplo de nossas comunicações pessoais.

Lados opostos surgiram na mídia. Existe a velha guarda, a equipe corporativa estabelecida, conhecidos como os “meios de comunicação” para muitos. Este é o para o lucro, a indústria de grandes empresas ocupado pelos especialistas, executivos, bilionários, anfitriões da celebridade, porta-vozes, e âncoras de telejornais que são apoiados por recursos financeiros ilimitados e um vasto alcance. É uma indústria de natureza científica e supervisionada pelo governo com olhar atento. A mídia tem  mãos invisíveis poderosas acima governo às vezes.

Crescente oposição a esse monopólio surge, sendo um novo tipo de estrutura de mídia. Falta de recursos corporativos e governamentais estão sendo superados por um movimento de auto-motivados jornalistas independentes , artistas e Continuar lendo O SURGIMENTO DA VERDADE NA MÍDIA

Um dos maiores discursos já feitos!

 

Um dos discursos mais importantes da história registrada, foi dado por um comediante com o nome de Charlie Chaplin. Se você gostar por favor, compartilhe o vídeo e passe esta mensagem.

The Great Dictator (br / ptO Grande Ditador) é um filme estadunidense de 1940, do gênero comédia dramática e sátira crítica, dirigido porCharles Chaplin. Foi lançado em 15 de outubro de 1940 e satiriza o nazismo, o fascismo e seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini. Foi o primeiro filme falado de Chaplin também. Na ocasião de seu lançamento, os Estados Unidos ainda não tinham entrado na Segunda Guerra Mundial.

Uma mensagem muito atual para o tempo em que vivemos!

OBS: O áudio está em inglês e sem legendas, porém segue abaixo o texto do discurso na íntegra. 😉

“Me desculpe, mas eu não quero ser um imperador. Isso não é o meu negócio. Eu não quero governar ou conquistar ninguém. Gostaria de ajudar a todos, se possível, judeus, gentios, negros e brancos. Nós todos queremos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Queremos viver pela felicidade do outro, não pela miséria do outro. Nós não queremos odiar e desprezar o outro. Neste mundo Continuar lendo Um dos maiores discursos já feitos!

11/09 questões em aberto

Sabendo que as torres do WTC precisaram de uma ajuda bem planejada para que caíssem. Ficamos com uma incomoda pergunta em mãos. Quem poderia ter implantado os explosivos necessários para explodir os predios em uma demolição controlada? Será que fundamentalistas islamicos conseguiram a planta dos predios, arquitetaram a demolição e implantaram os explosivos em cada um dos andares, para então sequestrar os aviões e fazer parecer que foram eles que derrubaram tudo?

Se isso já lhe parece improvável, talvez saber que o WTC 7 abrigava os escritórios da CIA, do FBI e do OEM, coloque isso na categoria das impossibilidades. Além disso, porque um terrorista se preocuparia com uma implosão controlada quando poderia causar ainda mais dano e terror aos prédios vizinhos explodindo tudo e arremessando destroços para todo lado? E porque se preocupar em disfarçar tudo com os aviões? Talvez o WTC 7 tenha sido demolido justamente para destruir evidências que respoderiam estas questões. Sinceramente, ainda não sabemos as respostas, mas já sabemos que as respostas oficiais não contam.

A resposta financeira pesa muito. Então talvez devêssemos nos perguntar. Quem mais saiu ganhando com todo este desastre? Continuar lendo 11/09 questões em aberto

Descobriram minha missão!

Às vezes, nos perguntamos o que realmente queremos da vida ? E muitas vezes, para que isso possa acontecer, um senso interno de estar percorrendo sua missão pessoal apresenta um significado especial a vida.

Mas, como encontrar e saber se já esta percorrendo?

De verdade?

Não saberei dar a resposta pra você, ok?

Porém posso lhe mostrar um exemplo máximo de superação, transformação e encontro consigo mesmo na sua missão de vida.

O exemplo em questão é da Debora Noal.

Geografia nunca foi seu ponto forte. Mas não importava, pois sua inquietação superaria qualquer fronteira. Debora Noal se formou em Psicologia no Rio Grande do Sul e, com o canudo nas mãos, decidiu que trabalharia em todos os estados do Brasil. Os planos mudaram um pouco, o mundo a chamou e ela resolveu partir. Escutar pelo telefone “Debora, encontramos a sua missão” a fez sentir como tendo “um réveillon de Copacabana dentro de mim”. Aquele mundo distante, que antes mexia com ela, agora era seu.

Assistam o vídeo com a razão e o sentir despertos e acho que o caminho das pedras pra si próprio(sua missão) se apresentará… 😉

(*) Médicos sem Fronteiras, ou Médecins sans Frontières (MSF), é uma organização internacional não-governamental sem fins lucrativos que oferece ajuda médica e humanitária durante situações de emergência, em casos como conflitos armados, catástrofes naturais, epidemias, fome e exclusão social. É a maior organização não governamental de ajuda humanitária do mundo, na área da saúde.

» Contribua com o MSF, seja um doador sem fronteiras!